Fiat Cronos completa cinco anos com aproximadamente 270 mil unidades vendidas na América do Sul

27/02/2023

Fiat Cronos completa cinco anos com aproximadamente 270 mil unidades vendidas na América do Sul
Fiat Cronos completa cinco anos com aproximadamente 270 mil unidades vendidas na América do Sul

Sedã teve crescimento de quase 50% nas vendas de 2022 no Brasil em relação ao ano anterior Na Argentina, Cronos é o veículo líder de mercado há 31 meses consecutivos

Com design arrojado, interior amplo e o maior porta-malas do segmento (525 litros), o Fiat Cronos chegou ao mercado para revolucionar o mercado de sedãs, fazendo parte da ampla renovação da gama da Fiat. Produzido na fábrica de Ferreyra, em Córdoba, na Argentina, o modelo, que já teve quase 270 mil unidades comercializadas na região, acaba de completar cinco anos desde seu lançamento, em fevereiro de 2018. Já são cerca de 145 mil veículos vendidos no Brasil. Ele garantiu a segunda posição entre os sedãs no País em 2022, com aproximadamente 42 mil unidades, avanço de quase 50% em relação ao ano anterior.

Vale dizer que na Argentina o Cronos é líder do mercado de automóveis há 31 meses consecutivos. Foram mais de 38 mil unidades emplacadas em 2022, o que permitiu à Fiat ser a segunda marca mais vendida do país vizinho. Já foram produzidos mais de 280 mil Cronos desde o início de sua fabricação em Córdoba. Além de estar presente na Argentina e no Brasil, o modelo também é exportado para outros oito países na América Latina.

Com a chegada do MY23 com novos câmbio e motor, além de novo design, o Cronos passou a ser o sedã automático mais econômico do Brasil em uso urbano com câmbio CVT aliado ao motor Firefly 1.3 e ainda se tornou o sedã com motor 1.0 aspirado mais econômico do país em uso urbano com os já consagrados motores Firefly 1.0 e 1.3. A linha 2023 do modelo veio ainda mais completa e o portfólio de versões do Cronos conta atualmente com cinco opções para que o consumidor possa escolher a que melhor combina com seu perfil: Cronos 1.0, Cronos Drive 1.0, Cronos Drive 1.3, Cronos Drive 1.3 Automático e Cronos Precision 1.3 Automático.

Cinco anos de história

O primeiro capítulo da história do Fiat Cronos no Brasil começou antes mesmo de seu lançamento. Em outubro de 2017, de forma inovadora, foi feita a divulgação do nome com a corrida de Uno Mille com escada nas redes sociais. Na competição, os seis Uno foram sendo substituídos a cada volta por outro modelo da marca. Cada carro, ao entrar na pista, trazia na carroceria uma letra. Ao final, finalmente o nome do modelo foi revelado: Cronos, o mais jovem dos titãs, filho de Urano com Gaia que é o deus do tempo, capaz de reger todos os destinos. Alguns meses depois, em fevereiro de 2018, o Fiat Cronos foi lançado.

No capítulo reservado à cultura em sua história, o Cronos também tem o que contar. O modelo foi destaque em iniciativas da marca Fiat. Ele foi exposto, por exemplo, na 8 ½ Festa do Cinema Italiano, festival que teve a marca como principal patrocinadora e que esteve presente em diversas capitais do Brasil em 2019. Além disso, o sedã em sua versão HGT também fez sucesso como carro oficial da exposição “Leonardo Da Vinci – 500 Anos de um Gênio”, que ocorreu em São Paulo entre o final de 2019 e começo de 2020.

Vale dizer que em pouco tempo após sua chegada ao mercado brasileiro o Fiat Cronos já conquistou diversos prêmios de publicações do setor automotivo. O modelo recebeu troféus como o de “Melhor Compra” em sua categoria pela revista Quatro Rodas e foi o vencedor na categoria “Motor Acima de 1.0 e Câmbio Automático” pelo G1 Carros entre os sedãs pequenos e compactos mais econômicos. Outro destaque foi o concedido pelo site Motor1 que elaborou um guia de compras de veículos zero-km e elegeu o Fiat Cronos como o carro com o “Melhor Custo-Benefício” em seu segmento. O modelo ainda venceu como “Carro Nacional 1,2 até 1,6l” no prêmio Abiauto. Para completar, recentemente, o Cronos recebeu o reconhecimento da Premiação Mobilidade Estadão 2023 na categoria Melhor Sedã Compacto.

Chame no Whatsapp

Este site utiliza cookies e tecnologias de scripts externos para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "Prosseguir" ou continuar no site, consideramos que você concorda com a atualização da nossa Política de Privacidade e Política de Cookies. No futuro, tais informações poderão ser analisadas para ajudar nas nossas iniciativas de marketing.

Prosseguir